10 Ingredientes Funcionais que ajudam a queimar calorias

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Frescos e saborosos, os temperos também podem ser aliados de beleza já que ajudam a queimar calorias, despertar o metabolismo, desintoxicar o corpo e controlar a vontade de comer doces.

Temperos, especiarias e ervas fazem mais do que deixar as refeições saborosas, usados da forma correta, podem dar uma bela mãozinha nos cuidados com a beleza e saúde.

A ingestão de ervas frescas, que mantêm suas propriedades nutricionais concentradas, e de temperos dos mais variados tipos ajudam, inclusive, a manter o metabolismo acelerado e auxiliar na perda de peso.

Não existe quantidade ideal, mas é preciso que o consumo seja frequente, para garantir que o corpo absorva os nutrientes necessários.

Veja 10 ingredientes de temperos funcionais

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Esta lista dos 10 ingredientes que você deve incluir na próxima lista de supermercado, são temperos funcionais que caso você esteja fazendo alguma dieta para emagrecer, não pode faltar na sua alimentação.

Alecrim

Estimulante, favorece o bom funcionamento do sistema vascular e a oxigenação dos tecidos - o óleo essencial é ótimo para uma boa drenagem linfática. Coloque alguns ramos em uma garrafa de azeite ou bata as folhas com suco de melancia.

Canela

De acordo com a sociedade brasileira de diabetes, a canela ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo o desejo por doces. Outro estudo da Universidade Joseph Fourier, na frança, constatou que ela aumenta a temperatura corporal e contribui com a queima de calorias. Ainda é digestiva ajuda a controlar a pressão sanguínea.

Gergelim

Ingrediente típico das culinárias árabe e asiática, é rico em lecitina, substância que acelera o metabolismo. uma porção de 30g diárias aumenta a saciedade e diminui a fome.

Manjericão

A erva aromática desintoxica e limpa o organismo. com o intestino funcionando melhor, os reflexos na pele e no humor são quase instantâneos misture as folhas em sucos refrescantes de tangerina ou caqui, ou prepare um chá.

Salsa

Duas colheres generosas de salsa fresca na salada diária garantem uma boa dose de antioxidantes importantes no combate aos radicais livres. As folhas são ricas em vitaminas A e C.

Curry

Trata-se de uma especiaria de origem indiana composta por mais de 70 ingredientes, incluindo cardamomo, cravo, canela, cominho, noz-moscada, curcuma, gengibre e pimenta-do-reino. Pela variedade de temperos presentes, o curry é um alimento altamente funcional. É conhecido por ser termogênico, ou seja, estimula o gasto de energia do corpo.

Cardamomo

Originária do sul da índia, a especiaria melhora o funcionamento do sistema gastrointestinal. Suas propriedades laxantes e diuréticas são excelentes em uma dieta detox.

Açafrão

O autêntico açafrão é o estigma vermelho da flor Crocus sativus. Considerado uma das especiarias mais caras do mundo, tem vitaminas B3, B6 e C, e é um potente antioxidante, que protege o organismo do envelhecimento.

Cominho

Cálcio, fósforo e ferro são alguns dos minerais presentes no caminho, que estimula a digestão e equilibra o funcionamento do intestino, além de ter efeito calmante.

Pimentas

Elas aumentam a temperatura corporal e ajudam o corpo a queimar calorias de forma espontánea. A pimenta-do-reino preta ajuda a descongestionar o organismo. Já a pimenta caiena é considerada uma das mais medicinais de todas é fonte de capsaicina, poderoso anti-inflamatório, que ainda ajuda a controlar o apetite. Quanto mais ardida, mais capsaicina ela tem.

Existem alimentos que também são funcionais?

Sim, os alimentos funcionais trazem muitos benefícios à saúde, pois além de trazer seus nutrientes naturais eles  ajudam a diminuir o risco de várias doenças crônicas degenerativas, como diabetes, câncer e entre outras.

Dentre os vários alimentos funcionais, os que se destacam são:

  • Soja E Derivados
  • Sardinha
  • Salmão
  • Atum
  • Anchova
  • Arenque
  • Óleos De Linhaça
  • Colza
  • Soja
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Chá verde
  • Tomate e derivados
  • Folhas verdes
  • Couve flor

E seus compostos funcionais são:

  • Isoflavonas
  • Proteínas de soja
  • Ácidos graxos ômega-3
  • Ácido a – linolênico
  • Catequinas
  • Licopeno
  • Luteína e Zeaxantina
  • Indóis e Isotiocianatos
  • Flavonóides
  • Fibras solúveis e insolúveis
  • Prebióticos – frutooligossacarídeos, inulina
  • Sulfetos alílicos (alil sulfetos)
  • Lignanas
  • Tanino
  • Estanóis e esteróis vegetais
  • Probióticos – Bifidobactérias e Lactobacilos

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